Base de Conhecimento

O que é Hospedagem Compartilhada cPanel?  Imprimir este Artigo

Sabe quando você tem um projeto online em mãos, mas não sabe exatamente como vai gerenciá-lo no seu dia a dia? Ou quando você contrata um novo serviço e precisa se familiarizar com ferramentas que você ainda desconhece, mas que vão facilitar a sua vida?

Essas e outras questões costumam aparecer quando você precisa ser um pouco mais técnico nas suas tarefas, seja você estudante ou já atuante no mercado de trabalho. E o cPanel, um conhecido painel para hospedagem de sites, entra exatamente nesse contexto.

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre o cPanel, como funciona, suas vantagens e outras opções de painéis para usar como plataforma de hospedagem de site. Serve como um guia para você ficar por dentro dos recursos que pode utilizar para conquistar seu espaço na internet de vez.

O que é um painel de hospedagem?

Imagine a seguinte situação: você decidiu criar um site e está pronto para propagar seus conteúdos pela internet. Como exemplo aleatório, você optou pela plataforma WordPress, a mais usada no mundo para publicar informações na rede.

Com o WordPress, você tem a total liberdade de gerenciar e administrar os recursos que um site pode oferecer. Textos, imagens, vídeos e animações, todos usados em alguma parte do seu site para compor um design chamativo e disponibilizar conteúdos relevantes e completos para seus visitantes.

Um painel de hospedagem funciona de forma bastante parecida. Mas em vez de usar ferramentas para criar um site ou disponibilizar conteúdos na internet, você gerencia e administra os recursos oferecidos pelo serviço de hospedagem de site que você contratou.

No controle de um painel de hospedagem você pode salvar e alterar configurações, instalar e remover aplicativos, gerenciar qualquer tipo de arquivo e de qualquer tamanho, verificar seus limites de banda, configurar e enviar e-mails, entre outras funcionalidades.

Em outras palavras, você se torna o rei dos dados que circulam pelo site e tem liberdade de gerenciá-los e atribuir suas características da forma como quiser. Você literalmente se torna o administrador de tudo o que acontece com a sua página, tirando proveito do serviço do jeito que achar mais adequado ao seu negócio.

 

O que é um painel de hospedagem cPanel?

 

Painel da hospedagem cPanel

 

Chegou a hora de focar nosso aprendizado e conhecimento sobre o cPanel. Para começo de conversa, ele é simplesmente o painel de controle dedicado a serviços de hospedagem de sites mais popular e usado no mundo.

 

Algumas das características que fizeram o cPanel conquistar esse status foi a sua facilidade de uso. Mas não apenas isso: sua natureza intuitiva no gerenciamento de qualquer atividade relacionada ao serviço de hospedagem de um site também é um dos pontos mais fortes do sistema.

 

Além disso, um dos grandes diferenciais do cPanel é que ele vai direto ao ponto. Tudo o que o usuário pode mexer, configurar e interagir está disponível logo na primeira página da interface de entrada. A partir dali, ícones objetivos dão acesso a qualquer atividade ou função que se quer acessar.  

 

E, para quem tem alguma espécie de bloqueio com programação, aqui vai uma dica: o cPanel dispensa qualquer tipo de conhecimento na área para poder operá-lo. O usuário simplesmente precisa saber a definição de cada uma das suas abas de acesso para mexer nas funções do painel a toda capacidade.

 

Principais recursos disponíveis no cPanel

 

É hora de dar um passo além na sua experiência como usuário de um painel de controle cPanel. Abaixo você verá alguns dos principais recursos que o sistema oferece, algo que você precisa conhecer para tirar o máximo de proveito do seu serviço de hospedagem de sites.

 

Esta resposta lhe foi útil?